sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sessão Nostalgia... Crônicas já publicadas... As pragas...

AS PRAGAS
PAULO BONATES

“Para você sou ateu. Para Deus sou a legítima oposição” (Woody Allen, em “Memórias”).

“A única maneira correta de educar um filho sem contrariá-lo é fazê-lo nascer antes de você dar as explicações” (Maria da Conceição “Mariucha” Bonates, mamãe).

“Podem educar os filhos do jeito que quiserem. Estará sempre errado, não se preocupem” (Sigmund Freud, em entrevista).

“- Eu sei que você está a fim,”. Mas, querido, agora eu não estou. Quer fazer isso assim mesmo, sem nenhum sentimento da minha parte?

- Sim”
- (Dyan Cannon e Elloliot Gould em Bob & Carol and Teddy & Alice)

Escolha sua praga

Estimados leitores, vamos organizar esta esculhambação ou esculhambar esta organização em que se transformou o país e sua respectiva plebe rude. Resolvo dar a minha contribuição e pedindo a participação de vocês no sentido de hierarquizar, como dizia o outro a problemática visando a solucionática.
Seguinte: marquem com uma pitada de sangue os itens que acharem de maior relevância. Os fatos não vão em ordem cronológica ou sob o critério de concentração de sacanagem. Vai aí um inventário de sintomas para que vocês possam dar o diagnóstico.
1) A impunidade geral que paira nos elevados escalões de todos os poderes geando a corrupção.
2) O mágico desaparecimento do dinheiro roubado mesmo quando se descobre e desbarata a quadrilha em todas as camadas sociais.
3) A Xuxa haver contratado um cara para fabricar um filho no que seria um útero e dispensa-lo em seguida deixando as criancinhas – que odeia – perplexas e voltando a creditar na cegonha que é muito mais verdadeira.
4) Uma juíza considerar crime menor o fato de três filhinhos da puta e do papai incendiarem um índio enquanto dormia. A punição vocês sabem: foram admitidos no serviço público como ascensorista, segundo a imprensa, hoje ocupam altos cargos em Brasília onde se deu a melódia.
5) Esse nosso povo idiota, isto é nós mesmos, votarmos na canalha que cercava o poder roubando deixando roubar e após o show de circo mambembe - as "rigorosas" CPIs - serem colocados na rua. A grana, claro, sumiu. Todos os gatunos foram votados porque o povão não sabe nem que dia é hoje. Estão aí mandando de novo Zé Dirceu, Genoíno, Waldomiro e grande elenco dando entrevista e novamente no poder.
6) A simples existência do juiz Lalau e semelhantes.
7) A voz da Elba Ramalho.
8) O Bush, seus chefes e seus assassinatos em massa explorando entre outras coisas o medo dos outros como está fazendo no Iraque.
9) O fato de uns poderem ter e outros não a bomba atômica.
10) A ONU, que, ao ficar no lugar da dignidade sem ter, impede a criação de uma organização que seja real e translúcida e não transparente como é. Notem que um objeto transparente não mostra nada.
11) O Big Brother, uma iniciação à perversidade, isto é, um grupo de amigos onde o objetivo é cada um eliminar os demais.
12) O desmatamento da rua Lima Bacuri, onde nasci em Manaus, Amazonas Derrubaram todas as mangueiras para colocar concreto colorido de verde para imitar mangueiras.
13) A mídia enlouquecida incentivando o belo-cabide para logo depois condenar a anorexia.
14) O Brasil o segundo país onde há a maior concentração de riqueza na mão de pouquíssimos. O resto fica na merda. Os que não querem morrer entram na quadrilha, o único emprego possível, engrossando essa patifaria de drogas.
15) A classe média que consome as ditas drogas.
16) A burguesia que consome mais um pouco do que a classe média, que como sempre almeja chegar lá.
17) Essa tara insana pelo futebol que leva os brasileiros, todos os fins de semana à luta armada porque o time perdeu ou ganhou, tanto faz, versus a passividade diante dos escândalos que assolam o bravíssimo povo brasileiro.
18) O petróleo sobe a gasolina sobe. O petróleo desce, a gasolina sobe. A única reação é correr para o posto e encher o tanque. E depois querer dar conselhos inteligentes aos filhos.
19) A discriminação racial empurrando janela adentro das universidades pessoas negras decretando oficialmente sua inferioridade.
20) O número absurdo de faculdade já abertas e que vão abrir – a maioria de ensino lastimável – porque virou um grande negócio e não tem a menor relação coma necessidade da população
21) O salário vil pago a um médico, com 30 anos de formado, com mestrado, doutorado, concursado, ralando em prontos socorros aos 60 anos de idade – 2 mil e poucos reais por mês – em comparação, por exemplo, aos 24 mil e penduricalhos que elevam a cem – tirados do bolso do povo rumo aos bolsos dos parlamentares.
22) A polícia envolvida com o crime. Aliás, onde mora o policial honesto que ganha uma miséria? Quem é seu vizinho?
23) A filha do Gil
24) O sucateamento de JK para cá da rede ferroviária e da navegação de cabotagem – em um país continental como esse – para dar mercado aos veículos rodoviários que Tio Sam nos manda.
25) A paralisação do transporte hidroviário em Vitória.
26) O Fluminense.
27) A condição dos presídios brasileiros.
28) Os brasileiros.
29) Júnior Bahiano
30) A ausência de uma Ordem dos Médicos que a exemplo da Ordem dos Advogados colocaria um freio na prática de esculápios incompetentes.
31) Regina Duarte e seu amável sorriso de sapo.
32) O nepotismo desvairado.
33) O terrorismo, especialmente a Ku-Klux-Khan, uma amigável tradição norte americana.
34) Voto de analfabeto
35) Voto de alfabetizado
36) As empresas de ônibus que estão credenciadas pelo poder público a operar linhas interestaduais não estão nem aí. O serviço de ônibus leito praticamente não existe. Quando existe é uma calamidade.
37) O aeroporto de Vitória
38) O sistema de retirada de bagagem do aeroporto de Vitória
39) A ausência de uma linha de ônibus decente que passe pelo aeroporto de Vitória

Não vou mais cansa-los. Vejam que difícil para um homem com apenas nove dedos resolver estas questões cruciais, até porque ele fabrica outras.
Relaxe e tente o gozo.

***

Calma

O que foi o Beira Mar – Tur, comparado ao aero-Lula e seus passeios. A viagem do meliante, pelo menos tinha uma finalidade. E ele não levava comitiva.

Emergência

Para fazer seu papel na novela das oito a Sônia Braga foi obrigada a engolir um espanador.

FIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário