quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cultores da Mediocridade - Huberto Rohden...

Cultores da Mediocridade

Meu ignoto amigo. Se fores impenitente cultor da rotina e mediocridade, guia-te pelas normas seguintes : Antes de pensar, informa-te sempre o que deve ser pensado - para não introduzires no mundo o contrabando de idéias novas.

Não penses nunca com o próprio cérebro - mas sempre com a cabeça dos outros. Dize sempre "sim" quando os outros dizem "sim" - e "não"quando os outros dizem "não".

Lê cada manhã, ao café, o teu jornal - para saberes o que deve ser pensado naquelas 24 horas. Quando vier alguém com idéias novas, evita-o como um perigo social e tem-no em conta de herege e demolidor.

Não te exponhas ao perigo de fazer o que o vizinho não faz - mas lembra-te da comprovada máxima burguesa: O seguro morreu de velho. Sê amigo dedicado da tua tépida poltrona - e não te exponhas a vertigens de vastos horizontes.

Prefere sempre as paredes maciças dum cárcere e as grades seguras duma gaiola as incertezas dum vôo estratosférico. Não abras nunca portas
fechadas - abre tão somente portas abertas.

Não explores caminhos novos,como os bandeirantes - anda sempre sobre trilhos previamente alinhados. Vai sempre com o grosso do rebanho, como os bons carneiros - e não procures caminho à margem da rotina geral.


Em suma,meu insigne cultor da mediocridade: Deixa tudo como está - para ver como fica. Dest'arte, conservarás a saúde e tranqüilidade dos nervos e poderás tomar, cada dia,com sossego, o teu choppe ou cock-tail - e passar pôr homem de bem...

Se, porém, resolveres, um dia, sair da rotina tradicional e expor-te ao perigo mortífero dum ideal superior, então lê com atenção o que te diz um homem que conhece a vida: Vai às margens do Ganges e pede ao mais robusto dos elefantes que te ceda a sua pele paquidérmica, para com ela revestires a tua alma.

Vai às praias do Nilo e arranca ao mais velho dos crocodilos a sua impenetrável couraça e faze dela invólucro do teu coração. Senta-se aos pés do mestre Zenon, rei dos Estóicos, e pede que te ensine a filosofia de ser pedra inerte, bloco de gelo, cadáver ambulante, indiferença absoluta.

E, depois de assim encouraçares a tua alma, sai pôr este mundo afora e dize aos homens de honesta mediocridade que vives pôr um ideal que não está no estômago, nem nos nervos, nem no sangue - e verás que te declararão guerra de morte!...

Pois, deves saber, meu amigo, que o mundo não sacrifica um só ídolo pôr um ideal... Desde que o mais arrojado idealista da história foi crucificado, morto e sepultado - são todos os idealistas crucificados pêlos cultores da mediocridade dominante.

Nada de grande acontece no mundo, sem que o mundo se revolte... Tudo que é belo e grande - acaba fatalmente nos braços de uma cruz...
E'esta a gloriosa tragédia dos homens superiores.

http://www.angelfire.com/dc/jor_municipios/poemas/Cultores_da_Mediocridade.htm

Huberto Rohden

---------------------------------------------------------------------------------

"Não te parece que devíamos levar isso conosco, no grotesco do cotidiano, em uma reunião de departamento que seja ou em uma assembléia psicótica onde somos obrigados a mentir, para não perder o lugar na janelinha camburão policial?

Não quero ser provocador apenas (rapidão antes que apareça um lacaniano auto-autorizado para dividir as palavras provoca e dor, o que seria a eclosão so caos) mas andat à cata de um foco ideal que nos mantenha vivos politicamente - e isso na minha opinião, está longe, muito longe do PT)

Este, o PT, alinhava com mãos turvas embora firmes o tecido neo-liberal do lastimável FHC"

Paulo Bonates

Nenhum comentário:

Postar um comentário