terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Parabéns...

Caro Sr. AntonioCarlos,

Como leitor assíduo gostaria de parabenizar a coragem jornalística da manchete principal deste domingo, sobre mais uma suposta bandalheira no judiciário abordando "fraude em concurso para aprovar família Pimentel". Gostei da coragem, do lead, do jornalismo. Nem todo o Judiciário é assim, claro. Quando fui Diretor Geral do Manicômio Judiciário tive a oprtunidade de VIVER situações em que os magistrados deram mostram de sua dignidade, não é uma tarefa fácil decidir, julgar.

Não sei dizer se bem ou mal, se certo, errado, chamou-me a atenção a notícia dada como manchete. Foi jornalístico. Coisas como essas limpam a verdade ou incitam à sua clarividência. É só isso que é jornalismo: Algo que alguém, em algum lugar, por algum motivo quer esconder. O resto é "propaganda". Pode ser, pode ser tudo. Quem sabe um juiz "não protegido" pela mídia, quem sabe, foi liberado para a incineração. Quem sabe?
Não interessa para o interesse da palavra impressa, em si.

Como leitor, interessa-me a coragem que abre campo para tudo. Defesas, acusações, comparações, pensamento, inteligência... Tudo, menos a conhecida "chapa branca" que paira na imprensa nacional.

Meu caro Antonio Carlos, tenho a impressão de que não foi fácil esssa tua missão, a não ser que tenha sido, seja lá em que contexto for. Toda bandalheira tem uma prerrogativa fundante: deve ser oculta. E isso você não fez. A internet ainda sem credibilidade tirou do poder qualquer controle sobre a notícia. Mas o JORNAL é um documento.

Sinto-me hontado por comprar diariamente A Gazeta. E de ter pessoas como você a dirigí-la.
Eu, que fui um militante contra a Censura e a ditadura, a duras penas pode crer, estou estranhamente feliz com A Gazeta hoje, neste domingo. (Aliás, Bom Domingo!). Seja ou não seja comprovado isso ou aquilo foi aberto um caminito para a liberdade , que funda a Justiça.

Muito obrigado por nos ofertar , este JORNAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário