quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mais uma lei que despreza Psiquiatras em benefício de Psicologos...

Tramita na Comissao de Seguridade e na Comissao de Constituiçao da Camara dos Deputados um projeto de Lei de Carlos Lereia ( PSDB GO) que institui a obrigatoriedade de "AVALIAÇAO E TRATAMENTO PSICOLOGICO para gestantes do SUS" - visando, segundo eles, "tratar" as depressoes pós-parto ( na minha opiniao, visa, isso sim, instituir mais uma bolsa-psicologo do Minist. da Saude - nao bastem os 22 a 23 mil profissionais ja existentes ...);

Outra coisa, flagrantemente anti-constitucional, ilegal ( mas que vai passar porque os Psiquiatras nao reagem, nossa classe é muito fraca perante CFM / AMB /Fenam etc ) é uma lei que dá a psicologos a prerrogativa que eles nao tem, ou seja: de diagnosticar e tratar doenças médicas ( aí está , de novo, o famigerado ATO MÉDICO ).

Conclamo colegas ligados a essas entidades acima, assim como a ABP e regionais, para se interporem contra um projeto, mais um que CONFUNDE DELIBERADAMENTE o trabalho do Psiquiatra com o do Psicologo, visando, evidentemente, dar mais emprego para os ultimos, passando assim, por cima de nossa profissao. Irao dizer que foi um "erro da redação da lei", que não "tinham intençao de confundir psicologia com psiquiatria, etc", mas é tudo balela, é deliberado. Foi assim com a lei atual que exige, para porte de arma , para exames criminologicos, etc, o "exame psicologico" . No inicio diziam que queriam dizer "exame psicopatologico", e que Psiquiatras e Psicologos poderiam fazer. Mas vejam bem, hoje, por lei, quem faz é o Psicologo, o Psiquiatra está fora, ABSURDO. Me digam se um psicologo está capacitado para fazer exame psicopatológico, me digam se existe exame psicopatologico que não seja um exame psiquiatrico, portanto, um exame Medico !

Gostaria de lembrar aos colegas que, se deixamos , mais uma vez, este tipo de coisa passar, daqui uns dias estaremos como nos EUA, onde a pressao dos psicologos para virarem psiquiatras é enorme - há estados onde já prescrevem, clinicam, internam, etc. Veja, por ex., um livro do psicologo americano Barlow - varios livros " psiquiatricos " na Artmed e outras, onde tenta "virar médico" - no qual afirma que a diferença entre psicologos e psiquiatras é que os ultimos prescrevem, mas que isto já está mudando nos EUA ( está no paragrafo de seu livro " Tratamento dos Transtornos Psicologicos " Artmed , que lida com a diferença, "segundo ele", entre psicologia e psiquiatria).

Outro "queridinho" da Artmed, "o maior "expert" mundial em hiperatividade" ( assim se autodenomina ) , que não é Psiquiatra, é Psicologo, Barkley, onde faz o diagnostico diferencial da hiperatividade... com mania, com ansiedade, autismo etc. Ou seja, o cara hoje é mais que Psiquiatra... faz coisas que nem os Psiquiatras mais preparados conseguem.

Nos EUA, onde provavelmente a APA vai degenerar, há cada vez mais Psiquiatras de origem latina lá.Em muito pouco tempo os Psicologos virarao "Psiquiatras". E no Brasil, se nao tomarmos açoes energicas,(como copiamos tudo dos EUA), a coisa vai no mesmo sentido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário