quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Rádio Manhattan: Cinema Paradiso...

Quem nunca assistiu deve correr às lojas e locadoras para alugar a nova versão da obra-prima de Giuseppe Tornatore: “Cinema Paradiso”, com 174 min; ao invés dos 123 min da versão resumida pelo autor, após as primeiras exibições não terem sido bem sucedidas, em 1988. Um ano depois ele ganhou o Grande Prêmio do festival de Cannes, e o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1990.

Todos se lembram da história: nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas paralelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, e recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

Nesta história havia um romance de Toto adolescente ( Marco Leonardi ) com a bela Elena ( Agnese Nano) que na versão original não mais encontra Toto. Nesta versão ampliada podemos conhecer mais sobre os dois na vida adulta.

Tudo isto com a trilha sonora de Ennio Morricone, que - junto com Nino Rota e Henry ( Enrico ) Mancini - formam o trio de maestros compositores italianos que são, quase, co-autores da parte emocional dos filmes, junto com seus diretores. Aqui mostramos o “Love Theme” *, com a orquestra de Henry Mancini.

* CD “ Henry Mancini: Cinema italiano: música de Ennio Morricone and Nino Rota”, RCA Victor, # catal. 20.179, de 1990, faixa 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário