quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Declaração de princípios da Globo, versão 1984


A Globo acabou de divulgar, através de seus principais meios de comunicação, os princípios que vão orientar seu jornalismo a partir de agora. uma das coisas que me chamou a atenção foi a declaração de que a globo é uma "organização apartidária", o que permite entender que se trata de uma confissão de que antes não era. De fato, a globo apoiou o golpe militar que derrubou joão goulart, serviu com seu jornalismo da pior qualidade aos sucessivos governos militares, ignorou quase toda a campanha das diretas já, tentou fraudar os resultados eleitorais que davam a vitória a brizola na sua campanha para governador do rio em 1982 (para os que desconhecem o caso, veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Proconsult.
A declaração também diz que nenhum jornalista será perseguido por se recusar a participar de qualquer matéria, algo que põe em evidência o comportamento da organização diante de jornalistas que não comungaram com seus interesses políticos espúrios e acabaram demitidos ou levados a pedir demissão.

Mas o mais veemente retrato do que é a globo foi pintado pelo próprio roberto marinho no editorial abaixo, em 1984: o brasil se livrando da ditadura que matou, torturou e violou durante 20 anos os mais elementares princípios da democracia e roberto fazendo um balanço elogioso desse tenebroso período da história do país. e mais não digo.

http://www.viomundo.com.br/bau/declaracao-de-principios-da-globo-versao-1984.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário