sexta-feira, 8 de julho de 2011

A história de uma história (Capítulo I)


No princípio não havia um verbo, não havia nada além de um desejo do médico Aloysio Sobreira Lima.
Um terreno doado no Bairro da Bomba para ser construída uma escola de Medicina nomeada pelos alunos que seriam a primeira turma – muitos aprovados excedentes do Rio – de Emescam. Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Para isso foram chamados na sua maioria professores da Universidade Federal do Espírito Santo e outras, para compor o time base da seleção. Foram os dirigentes. Eu – que vim transferido em última instância de Campos não peguei o início. Mas logo soube que os alunos, especialmente os da primeira turma construíram a Escola.


A primeira tarefa foi elaborar o preconceito. Que escolinha é essa que ousa competir com a UFES? Os professores – a imensa e exagerada maioria era da UFES – não conseguem responder a pergunta até hoje.
Queridos colegas, queridos alunos um dado pitoresco: jamais um (a) ex-aluno (a) em mais de 40 anos foi diretor da escola embora o sucesso e a projeção profissional da maioria dos especialmente desses pioneiros fosse brilhante. Alunos de Harvard, Oxford, USP e grande elenco.

De propósito ou incompetência?

Enquanto isso aqui e ali instituições – com chefias reais e determinadas, com direção – foram aos poucos se organizando com amor e consistência para formar UNIVERSIDADES bem na cara da Emescam, que dispôs de 40 anos sozinha no mercado para fazer o que quisesse. Não havia interesse, penso além de travar a principal concorrência à UFES, e manter cativos autoritariamente os cargos de poder. Some-se a isso a intrincada confusão do quem - manda – em - quem da provedoria da Santa Casa cujo poder emana de uma organização nebulosa onde as eleições são falsas. Pré-decididas , com falsas concorrências. Essas falsas concorrências eram preenchidas por pessoas extremamente dobráveis e sem compromisso com a Escola que tinha e tem a capacidade de ser a melhor.

Fim do primeiro Capítulo. Não percam o segundo...

Um comentário: